Cloud computing (Computação nas nuvens)?

 

cloud-computingÉ um conceito, não uma solução pronta. Prova disso são as milhares de pesquisa para o desenvolvimento de modelos que potencializem a possibilidade que a computação em nuvem venha a reduzir custos e aprimorar a infra-estrutura aos clientes. Os termos Cloud Computing e Computação nas Nuvens não são recentes, mas se analisarmos bem, veremos que a idéia não é, necessariamente, nova. Serviços de webmail como Gmail e Yahoo! Mail, discos virtuais na internet, sites de armazenamento e compartilhamento de fotos ou vídeos como Flickr e YouTube, são exemplos de aplicações que, de certa forma, contém o conceito de Cloud Computing. Note que todos esses serviços não executam no computador do usuário e este pode acessá-los de qualquer lugar, sem necessidade de instalar aplicativos em sua máquina ou de pagar licença de software. No máximo, paga-se um valor periódico pelo uso do serviço.

Resumindo: O conceito é que no futuro muitos usuários não necessitaram mais um PC para rodar algum tipo de aplicativo, apenas um monitor, teclado e um ponto de acesso a internet pois as aplicações necessárias rodaram em uma máquina virtual.

Porém ao meu ponto de vista como usuário assíduo a conteúdos e aplicações a internet o tradicional PC não vai ser tão logo substituído por este novo conceito.  Acredito é que este tipo de acesso irá beneficiar  pessoas cujo  poder aquisitivo é baixo ou até mesmo a pequenas empresas que necessitaram possuir um equipamento com baixo custo para ter acesso as aplicações contidas na  nuvem. Hoje todos nós como usuários de sistemas interno podemos dizer que estamos navegando em nuvem com  o uso de muitas aplicações concentradas em servidores internos denominamos a partir do conceito descrito acima como nuvem coorporativa gerenciada pelos responsáveis de TI da empresa, dentre os mias diversos setores os quais são segmentados.

Veja que há muitas opiniões sobre este conceito. Analise e deixe seu comentário.

Fonte de informação sobre assunto: 

 IBM, -Computerworld, -Infowester , –Wikipédia

Edição: Ramires Pereira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: