3G embarcado e saiba se é uma boa opção para suas necessidades, por Evelin Ribeiro, repórter do IDG Now!

Há algum tempo os modems 3G começaram a tomar lugar das placas PCMCIA para a conexão móvel de notebooks à internet. Mas o dispositivo que fica “pendurado” no computador portátil, ou mesmo conectado à entrada USB como um pen drive, também está evoluindo. A tendência é vermos cada vez mais laptops oferecidos com o modem embarcado.

O analista de telecomunicações da consultoria IDC Brasil, Vinicius Caetano, acredita que o modem 3G já embutido no laptop vai se popularizar ainda mais no Brasil, e não apenas sendo comercializado pelas operadoras como ocorre atualmente. “Os fabricantes, no futuro, começarão a fazer todos os seus computadores portáteis com modems embutidos”, afirmou o especialista. “Esses computadores já existem  no varejo.
Caetano explica que, assim como hoje temos uma entrada USB, os computadores terão entrada para o sim card  (cartão com chip) da operadora, como se fosse um celular – você pode comprar o aparelho com o fabricante e o chip com a operadora de telefonia.

A Vivo comercializa dois modelos de netbook com  modem embarcado. Mobo 3G, da Positivo e o LG X110.

Vantagens e desvantagens
O analista da IDC Brasil aponta que uma das desvantagens do modem 3G embarcado é a impossibilidade de usar a internet em diferentes computadores. “O mesmo modem que o usuário coloca no netbook quando está na rua pode ser usado no desktop quando ele chega em casa”, lembra.

Mas, para quem estiver decidido que a conexão será realmente apenas para o computador portátil, o modem embutido elimina o empecilho de precisar carregar mais um dispositivo pendurado no laptop.

Caetano finaliza dizendo que a navegação na internet móvel é grande tendência no Brasil e a rede 3G realmente está chegando mais para os computadores portáteis que para o celular. “É a necessidade de cada usuário que vai determinar se o modem 3G embutido é vantajoso ou não”, finaliza.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br

Edição: Ramires Pereira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: