Por que minha conexão com a Internet pode estar tão lenta?

Mesmo que sua conexão com a Internet seja de alta velocidade, às vezes ela pode ficar muito lenta. Este artigo ajuda a identificar os problemas que podem surgir, aprender o que pode ser feito para resolvê-los e a descobrir como obter o máximo benefício da conexão com a Internet.

Problemas do computador: spyware, vírus e outros programas

A saúde do computador pode afetar a conexão com a Internet. Os spyware e os vírus podem certamente causar problemas, mas a velocidade da conexão com a Internet também pode ser afetada por programas complementares, a quantidade de memória que o computador tem, o espaço em disco e sua condição, além dos programas em execução.

Duas das causas mais freqüentes do baixo desempenho da Internet são spyware e vírus. O spyware pode tornar o sistema mais lento pois interfere no navegador e monopoliza a conexão com a Internet. O spyware monitora como você usa a Internet e as teclas que pressiona, que geram atrasos. O problema fica pior quando há vários programas spyware em execução ao mesmo tempo. Se o problema for grave demais, você poderá perder totalmente a conectividade. Para retomar o desempenho da Internet, você deve executar com freqüência um programa anti-spyware para limpar todas as infestações por spyware. Para obter mais informações, consulte Verificar a existência de spyware e outros softwares potencialmente indesejados.

Os vírus de computador também podem ocasionar o mau desempenho da Internet. Quando um vírus infecta um computador, ele instala códigos de computador que tentarão se propagar, normalmente através do envio de cópias deles mesmos por email. Alguns vírus podem se multiplicar a uma velocidade de centenas de mensagens de email por minuto, o que deixa pouca potência de computação e largura de banda da conexão com a Internet para outras tarefas. Os vírus em geral não fornecem indicações óbvias de que estão em execução, portanto, é melhor estar sempre executando o software antivírus. Para obter mais informações sobre como lidar com vírus, consulte Vírus: perguntas freqüentes.

Os complementos de navegador também podem causar problemas de desempenho. Os complementos de navegador são programas, por exemplo, complementos de multimídia, barras de pesquisa ou outros programas que normalmente aparecem na barra de ferramentas do navegador. Muitos complementos de navegador podem proporcionar uma experiência de navegação sofisticada, oferecendo multimídia ou exibição de documentos especializados. No entanto, alguns complementos podem tornar a conexão com a Internet mais lenta. Se você suspeitar de que complementos estão causando o mau desempenho, tente iniciar o Internet Explorer no modo Complementos Desabilitados. Os complementos são desabilitados somente para a sessão, mas se você decidir que o desempenho melhora, poderá usar o Gerenciador de Complementos para desligá-los permanentemente. Para acessar o Gerenciador de Complementos no Internet Explorer, clique em Ferramentas e, em seguida, em Gerenciador de Complementos. Para obter mais informações, consulte Como os complementos de navegador afetam o computador?

Como todos os programas de computador, o Internet Explorer requer uma certa quantidade de potência de computação, memória e espaço em disco para ser executado com eficiência. Toda página da Web exibida é baixada primeiro na memória e, em seguida, salva em arquivos temporários de disco. A execução de outro programa que use muita memória e potência de computação pode competir com o Internet Explorer e causar atrasos. Se você acha que a conexão com a Internet está lenta e tiver outros programas em execução, feche-os. Se quiser executar vários programas, tente aumentar a memória do computador. Pouco espaço em disco também pode causar problemas de desempenho. Você pode aumentar o espaço em disco excluindo os arquivos temporários do Internet Explorer. Para aprender a excluir arquivos temporários, consulte Excluir histórico de páginas da Web.

Fatores externos que afetam a velocidade da conexão

Infelizmente, há eventos e condições que fogem ao seu controle. Mesmo com uma conexão rápida, fatores externos, por exemplo, sites muito visitados ou infecção por vírus de computador, podem tornar toda a Web mais lenta. Os sites populares podem ficar sobrecarregados com usuários. Por exemplo, quando um comercial de televisão menciona um site, muitas pessoas podem tentar visitar o site ao mesmo tempo. Se o site não estiver preparado para lidar com o tráfego, você pode experimentar atrasos.

Em épocas de infestações graves de vírus de computador, a Internet pode ficar lenta. Muitos vírus se espalham fazendo com que os computadores enviem centenas ou milhares de cópias do vírus. Esse volume de tráfego pode tornar a Internet lenta. Você pode ver quais são as principais infestações no momento visitando o site do fornecedor do seu antivírus, ou o site Segurança em casa (página em inglês).

O congestionamento local da Internet também pode resultar em velocidades de conexão abaixo da normal. Esses congestionamentos ocorrem quando muitas pessoas tentam se conectar com a Internet ao mesmo tempo, e eles ocorrem com mais freqüência em horários de pico de atividades, por exemplo, após o horário das escolas quando os estudantes chegam em casa e se conectam com a Web.

Fonte: Guia de suporte ao Windows

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: