Nokia quer ter seus notebooks

Empresa vai investir em convergência nos dois polos: nos celulares e também nos PCs.
Não é bem uma inversão de papéis, mas um sinal de que a tal convergência, apregoada pela indústria como o futuro (e o presente) da informática está obrigando as empresas a diversificar sua atuação para estar presente em todas as telas — dos celulares, dos PCs e até das TVs. Foi nesse clima que o presidente mundial da Nokia, Olli-Peka Kallasvuo (OPK), admitiu, em entrevista a um canal de TV finlandês, que a empresa está pensando em fabricar notebooks.
Nas palavras de OPK, “não precisamos nem mesmo antecipar a situação que existirá em cinco anos para ver que aquilo que conhecemos como celular e aquilo que conhecemos como computador estão de muitas maneiras convergindo”.
O mesmo discurso, diga-se, poderia ter sido feito por algum executivo da Acer, da Asus, da HP ou da Lenovo, fabricantes de computadores que, na contramão do que a Nokia está pretendendo, anunciaram sua entrada, com força total, no mercado de telefones celulares.
Mas por que a Nokia, rainha inconteste de um segmento que só tende a crescer, quer se aventurar pelo mercado de PCs, que cresce mas não com margens tão vantajosas quanto as dos celulares? A primeira explicação pode estar justamente no fato de que ela não quer perder o bonde da história. Depois do estrondoso sucesso dos notebooks — este ano, a indústria deve vender, só no Brasil, seis milhões de unidades, o que fará com que os portáteis passem a representar 50% do mercado de PCs no país—os fabricantes de micros criaram uma nova categoria de portáteis: os netbooks, que devem vender 21 milhões de unidades este ano. E é deste filão que a Nokia não quer abrir mão.

Fonte:  26/03/2009    Jornal Extra<!–Pg. 36   14,5×28;84cm–>     Rio de Janeiro/RJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: